quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Primeira Jornada

Agora que findou a ronda inaugural da primeira liga de futebol nacional, podemos então analisar as prestações do Grande de Portugal e os outros 2 chamados “grandes”.
Começando então por quem primeiro jogou, o Nacional da Madeira encontrou uma equipa pela frente com objectivos bem diferentes dos seus. Os Madeirenses tentam intrometer-se entre os dois candidatos na disputa pelo título de Campeão Nacional e o Sporting que tenta este ano assegurar a presença na Liga Europa (pelo que se pode analisar da pré-época e primeiros jogos iniciais, O Campeonato Português é fraco, mas … ).Como era de esperar os insulares adiantaram-se facilmente no marcador através de João Aurélio ao minuto 27.Paulo Bento, toma uma para chorares: “Falta muito feia de João Moutinho nas costas de Salino. Arriscou a expulsão, o capitão leonino, que tem já um cartão amarelo.” – in Record.O Nacional dispôs de inúmeras ocasiões para dilatar o marcador, mas foram os “verdinhos” (que não é só na cor) que chegaram ao empate através de uma oferenda do mesmo jogador que tinha inaugurado o marcador – É compreensível a atitude de João Aurélio, é como ver um djaló a morrer à fome, enquanto agarramos uma bifana, e não deixar cair algumas migalhas ao desgraçado. Acabou assim o jogo, com um empate com sabor a derrota para o Nacional, aprendendo a lição que se querem disputar um lugar cimeiro na classificação, não devem perder pontos com equipas acessíveis.
Outro dos jogos, o FC. Porto mostrou grandes dificuldades em arrancar um empate a uma bola em Paços de Ferreira contra a equipa local, desta feita Cássio não deve ter sido abordado para uma futura contratação, e então, não houve ofertas, pelo menos da equipa de Paços, já que o que Hulk fez, foi uma oferta de porrada em pleno relvado, que foi apenas admoestado com uma cartolina amarela.
–“É fácil expulsar o Hulk em Portugal” – Jesualdo Ferreira. Pela primeira vez concordo com o professor pardal, é realmente fácil. Será que a equipa com mais jogadores emprestados a equipas da sua liga está mais fraca, ou será que o Paços de Ferreira não tem jogadores suficientes da equipa das tripas para fazer mossa, bem .. sempre tiveram o Cássio por uns dias …
Quanto ao Glorioso, contra o Marítimo, casa cheia como era de prever, exibiu-se a grande nível, ainda que o resultado seja menos positivo e completamente enganador. Jogar contra equipas pequenas que usam a táctica do autocarro sempre que visitam o palco maior do país (citando algumas equipas: Marítimo, Belenenses, Académica, Paços de Ferreira, Sporting, ...) é sempre complicado. É o campeonato que nos espera, mas já demonstrámos que somos capazes de ultrapassar qualquer marca de autocarro, seja Portuguesa, Italiana (Milan)…
Para finalizar o golo do Marítimo completamente ilegal na marcação do penalty. Está escrito nos regulamentos da Fifa, “não é permitido na marcação de um penálti ludubriar o Guarda-Redes do Sport Lisboa e Benfica, muito menos a bola entrar na baliza e se o marcador for brasileiro com umas trombas que até mete nojo, expulsão directa” Reg. 145.4. A sorte desse feioso chamado Alonso, foi não ter marcado aquele penalty contra ao FC Porc(t)o, senão poderia acontecer o mesmo que o Adriano no passado Fim-de-semana. Espancado brutalmente por 3 capangas encomendados pelo Sr. Pinto da Costa.

Sem comentários: